sexta-feira, 30 de março de 2012

Ideologia Animal

por Clovis Eduardo

No último final de semana participei de uma oficina sobre cineclubismo e a relação das novas ferramentas de audiovisual com a internet para a formação do "novo protagonismo" na problemática social em que vivemos. Fiquei intrigado com as possibilidades que a essa nova fase da era da comunicação está nos proporcionando e me propus a escrever um artigo sobre o assunto, mas faltava-me algo que exemplificasse um pouco desse novo protagonismo nos nossos dias. Foi aí que encontrei o "Animal".



Um amigo meu me enviou um vídeo documentários chamado "Ideologia Animal" (de Maurício Jorge, Nilo Estruc, Pablo Rodrigues e Isabely Paiva) que conta um pouco sobre o famoso "Animal". No vídeo o personagem principal nos mostra um lado que talvez só os mais próximos de sua vida conhecem: O MUNDO DO "ANIMAL" QUE VAI ALÉM DO ESTEREÓTIPO DE MORADOR DE RUA.

Para a burguesia acostumada a viver nas alturas dos apartamentos, um morador de rua. Para os que conviveram na mesma linha do horizonte, o "Animal" se chamava Andreas Afonso Salgado Cervantes, um peregrino Chileno que se apaixonou por Cabo Frio e passou a viver com total desprendimento para com a riqueza e a vaidade do mundo capitalista.

Oriundo de Santiago do Chile e de uma família de classe média, Afonso peregrinou por vários países da América Latina e provou a dura realidade da luta de classes em um continente marcado pelo racismo e preconceito para com os mais pobres. Foi totalmente abrigado no Brasil onde passou o restante de sua vida e se recusou retornar para o Chile.

Seu carisma e paixão pela cidade mostram porque acabou sendo adotado pelo povo cabofriense. Este documentário nos mostra uma figura que rompe a luta de classes em uma sociedade dominada pelo racismo e preconceito para com os grupos mais vulneráveis.

"Porque a fome não se mata só com comida, se mata também com felicidade" Andreas Afonso, o "Animal".

Infelizmente, o "Animal Brasileiro", como ele mesmo se apresentou no vídeo, faleceu nesta quarta feira (28/03) vítima de tuberculose, tendo resistido a internação, tratamento e até mesmo a ajuda dos muitos solidários que por lá passaram nos últimos dias a oferecer apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares