segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Restart e a "divertida" Intolerância dos "ideólogos do Rock"

O episódio recente de agressão ao vocalista da banda Restart é um "bom" momento para refletirmos sobre a intolerância dentro da atual cultura de massa.

No momento em que a banda se apresentava em um show no município de Rio das Ostras, na penúltima música, o vocalista é apedrejado e cambaleia para o fundo, coloca a guitarra ao chão, auxiliado por um roadie*. Com muita calma, o vocalista se dirige a platéia e, mesmo ensangüentado, tranqüiliza o público:

"Calma que não vai ser por causa desse idiota que não vai ter a última música do show. O sangue pode escorrer. Mas tem muito mais sangue nesse corpo aqui.

E outra: é muito mais fácil chegar ali atrás e a gente trocar uma ideia, vacilão!"



Agressões ideológicas de senhores contra adolescentes

Desde que algumas bandas infanto-juvenil começaram a ascender no mercado fonográfico nacional, alguns ideólogos famosos do rock iniciaram uma verdadeira malhação de judas usando essas bandas, a maioria composta por adolescentes, como trampolim para aparecerem na Mídia. Entre estes ideólogos intolerantes, os mais famosos são Lobão e Rita Lee que fazem das redes sociais uma verdadeira cruzada contra os músicos que fazem sucesso no mercado. Repare que os alvos prediletos desses dinossauros do rock são sempre as bandas ou cantores bem jovens que estão no estrelato recente.

Estes "respeitados senhores" sabem do poder das mídias sociais para disseminar informações e fazer manutenção da imagem, mesmo que seja sobre duras penas para adolescentes inocentes. Qual crime cometido por estas bandas infanto-juvenis contra o ROCK? Na mente desses ideólogos o crime destes jovens foi fazer mais sucesso do que eles.

Entendendo um pouco do modelo de banda "teen"

Geralmente estas bandas infanto-juvenis, conhecidas como "bandas teen", são frutos de investimento de produtores que sabem os lucros rápidos do público juvenil e a necessidade de criar produtos para este nicho, que muda rapidamente. Geralmente, estas bandas teen não duram mais do que cinco anos no mercado fonográfico e, na melhor das hipóteses, os artistas conseguem "envelhecer" junto com seu público. Os demais desaparecem no anonimato do fim da fama.

Entendendo essa lógica da indústria cultural de massa, podemos concluir que em vão e irracional são as investidas dos ideólogos do rock em combater o que eles consideram ser "rock sem ideologia". Pois, sempre haverá bandas teen por se tratar de um segmento da indústria cultural de massa e não um fator voluntário do próprio nicho, como é o funk nas favelas cuja população, na maioria dos casos, produz e reverencia seus próprios "ídolos".

A "divertida" intolerância de ideólogos da Região dos Lagos

Na Região dos Lagos temos a repetição da mesma tática de intolerância sem diferente grau de perigo. Blogueiros e usuários das redes sociais promovem uma onda de INTOLERÂNCIA disfarçada no humor como forma de boletim diário em seus blogs e comunidades online. Sempre se passando por divertidos defensores da justiça, dos valores da luta pela liberdade contida no Rock, da inteligência e progresso, eles disseminam intolerância a cada piada.

Os alvos principais escolhidos por estes ideólogos intolerantes são sempre grupos de maior vulnerabilidade social, tais como os crentes, emos, funkeiros, negros, pobres favelados (exemplificados de maneira pejorativa em fotografias tiradas de perfis do orkut) e bandas de rock infanto-juvenil em ascensão na indústria cultural.

A tática para se promoverem no meio das massas de jovens em busca de afirmação é fazer o uso DIVERTIDO DA GOZAÇÃO. Uma tática avulsa e rápida que tem por objetivo chamar a atenção dos mais novos usando grupos vulneráveis como isca. Uma tática que esconde sempre um discurso intolerante e nocivo para as massas de jovens que desejam afirmar-se no meio de uma sociedade patriarcal e oligárquica.

Uma avenida entre a rebeldia focada e a simples violência

Vale lembrar a esses jovens roqueiros progressistas em busca de afirmação que a diferença entre rebeldia revolucionária e a violência é justamente o foco do que deseja combater. Em países como Tunísia, Inglaterra, Grécia, Egito, Israel, e Espanha e dentro das lutas agrárias brasileiras, entre outros países, milhares de jovens tumultuam as ruas dos grandes centros em busca de lutar pela proteção dos direitos civis, vilipendiados pelo capital privado.

Espero que este lamentável episódio ajude a todos a refletirem quanto as causas do qual se engajaram e revejam seus alvos e a motivação de suas ações.

"Gosto é igual pescoço, cada um tem o seu. O problema é que uns usam coleiras pensando estar usando jóias." Clovisbatebola

Um bom exemplo de rebeldia focada são bandas como o Rage Against The Machine e Asian Dub Foundation. Bandas de Rock que sabem usar o discurso pesado e agressivo para causas sociais importantes, como o combate ao racismo, libertação de inocentes e apoio a movimentos de massa como o MST.

Assista o vídeo completo da agressão ao vocalista da banda Restart



* Seria uma espécie de bagagista da banda; aquele que carrega os equipamentos e auxilia em outras funções.(Wikipédia)

Um comentário:

Postagens populares